Google altera design dos resultados de pesquisas pagas e orgânicas no desktop

O Google começou a liberar mundialmente uma grande atualização para a página dos resultados de pesquisas feitas com seu mecanismo de busca. Esta atualização inclui mudanças no formato como são exibidos os links e ícones que agora podem aparecer próximos aos resultados orgânicos de pesquisas feitas pelos usuários.

Mudanças nos resultados pagos

Os resultados de pesquisas patrocinados do Google agora têm a palavra “Anúncio” à esquerda da URL de exibição, em negrito. Para o Google, este novo modo de exibição de um anúncio deve facilitar a identificação dos resultados pagos pelos usuários, apesar de os feedbacks iniciais que a empresa recebeu estarem mostrando o contrário disso.

No passado os anúncios eram identificados pela palavra “anúncio” dentro de um retângulo, na cor verde. O tempo deverá nos dizer se o Google tem razão ou se realmente os usuários estão com dificuldade para identificar o que é um anúncio e o que não é na página de resultados de busca.

Com o novo design, o Google moveu a URL de exibição para a parte superior dos resultados pagos. Elas estão acima dos títulos, além de terem adotado um tom de cinza escuro para as URLs também. Os resultados pagos agora estão mais parecidos visualmente com os orgânicos.

As alterações nos resultados orgânicos

Da mesma maneira como nos resultados pagos, o Google moveu as URLs de visualização para a parte superior. Dessa forma, ficaram acima dos títulos e também a cor verde foi substituída por um tom de cinza escuro.

Talvez a mudança mais significativa tenha sido a inclusão dos ícones de sites e páginas ao lado das URLs de visualização. Este fato torna praticamente obrigatório a todos os donos de sites terem o “favicon” configurado, que é o que vai garantir sua exibição nos resultados de pesquisas dos usuários do Google.

Estas recentes alterações no design da página de resultados de busca no desktop segue uma tendência iniciada nos resultados exibidos em dispositivos móveis. O que você achou das mudanças? Compartilhe com a gente a sua opinião!

Quer compartilhar seus bons exemplos?

Nós podemos fazer uma entrevista com você e publicaremos
uma matéria aqui no nosso blog sobre o seu caso de sucesso.
×